01 abril, 2011

Licença americana de Yu-Gi-Oh! é cessada por empresas japonesas

 Postado por ~RenanElric~. Sexta, 1º de Abril de 2011, 23:00

 



A TV Tokyo Corporation e Nihon Ad Systems estão movendo uma ação contra a distribuidora de animes 4Kids, acusada de realizar acordos secretos com emissoras de TV e distribuidores de DVD, além de deduções de diretos autorais inadequados, como a cobrança para a dublagem do anime. O acordo assinado estabelecia o pagamento de 50% do rendimento bruto, menos despesas definidas, e não foi cumprido adequadamente. A franquia Yu-Gi-Oh! gerou para a 4Kids cerca de 152 milhões de dólares livres entre os anos de 2001 e 2009.

Como consequência da quebra de contrato por parte da distribuidora, os licenciamentos e os acordos foram encerrados, e as empresas japonesas exigem o valor de aproximadamente 4,7 milhões de dólares por danos morais, quebra de contrato e fraude.

Algumas empresas como a Cartoon Network e a FUNimation se envolveram no escândalo também. De acordo com a denúncia “A 4Kids conspirou com a FUNimation para fraudulentamente ocultar dos autores do processo, mais de 45% da renda total pagos à 4Kids da venda dos produtos“, através do acordo firmado a  FUNimation Production possuía o direito de explorar a série Yu-Gi-Oh! no mercado de home vídeo. Outro acordo similar foi feito com a Majesco Sales Inc., com o objetivo de distribuir vídeos do anime no console da Nintendo Gameboy Advanced, e que nunca tiveram seus direitos devidamente pagos.

A acusação também detalha algumas deduções impróprias, incluindo mais de $2,5 milhões em impostos retidos na fonte internacional, encargos bancários, seguro, guia de arte Yu-Gi-Oh! e o custo da auditoria em si. As acusadoras declaram que a acusada precisa assumir esses custos no âmbito do acordo.

As partes envolvidas estão tentando entrar em consentimento desde o mês anterior. A distribuidora, antes da abertura da ação, propôs o pagamento inicial de 1 milhão de dólares, num ato de “boa fé”. No dia seguinte, foi feita uma reunião final e posteriormente marcada a abertura do processo.

E desta forma o futuro de alguns programas populares na televisão americana se torna incerto.

Fonte: ANMTV e Rádio AniMiX
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário